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A evasão do ensino superior por falta de significado para o adulto


Entre os problemas enfrentados na Educação Superior no Brasil atual a desistência dos alunos durante o curso, conhecida como evasão, é preocupante. Os números falam por si que 50% dos ingressantes não completam seus cursos, apesar dos números oficiais citarem em torno de 30%. Listamos e discutimos livremente para propor uma solução usando a Tecnologia Educacional para posicionar a IES em um patamar diferenciado e reduzir a evasão.


evasao empregabilidade "atividade complementar"

Acompanho desde 2005 as pesquisas sobre evasão, especialmente na graduação. Noto que as pesquisas, de forma geral, sempre se basearam nas declarações feitas pelos alunos em pesquisas com questões fechadas – em formulários declaratórios ou em pesquisas formais para fins científicos. O grande erro desse tipo de questão é que a pessoa sente que não vale a pena investir recursos financeiros e de tempo no estudo e, também, não declara que se fizer um pouco de sacrifício poderia continuar o estudo. Em poucas palavras, destina seus recursos para outras atividades porque essa não está atingindo seu objetivo.


Isso tem a haver com o significado real do que é estudar na idade adulta. Knowles já tinha citado que o adulto não busca sua motivação e engajamento no professor e nem faz isso porque seus pais e a sociedade exigem. O adulto estuda porque racionalmente entende que o significado do curso é conseguir no futuro uma vida melhor. O problema é que sente vergonha em declarar suas dificuldades financeiras e que o sacrifício de tempo de dedicação está afetando sua vida social e familiar. Mas, o pior dos males é que ele não se sente a vontade para dizer claramente que o curso não entrega a empregabilidade que ele busca. Tampouco dá a chance de iniciar algum negócio para aumentar a própria renda.

De maneira geral, afirmar que o ensino a distância minimiza o problema da dedicação de tempo e compensa muito pelo menor dispêndio financeiro é razoável, mas ao se notar que a evasão também é alta não se obtém uma forma de a IES atuar que não seja a utilização do FIES como argumento de permanência (pela pressão do empréstimo) e acompanhamento corpo a corpo de graus de desengajamento (abandono de tarefas, presença social, etc).


A proposta que se defende e que pode efetivamente reduzir a evasão é dar um significado concreto para o aluno que não seja a promessa futura que vá além de suas próprias capacidades. Ou seja, se o aluno compreende claramente as poucas chances de conseguir um bom emprego vão além de ter um curso porque a concorrência é alta, mas que o curso é a condição mínima para concorrer, a sua motivação existe, mas não é forte o suficiente para mantê-lo no curso. Seria melhor se ele pudesse contar com seu próprio esforço para criar oportunidades, ou seja, se ele mesmo pudesse criar seu emprego.


Ao aprender a ser empreendedor durante o curso, o valor do curso aumenta porque além da formação necessária para competir no mercado de empregos, ele passa a ter a capacidade de criar um negócio próprio – algo tão comum em todos brasileiros, o sonho de ter seu próprio negócio e não ter um patrão. Isso não afeta somente os desempregados, os que vivem em subempregos e os que desistiram de procurar empregos. Afeta também os que já estão empregados e querem uma renda extra com um negócio em paralelo ao emprego tradicional. A tendência mundial é a de que as pessoas trabalhem por conta própria e prestem serviços para as empresas, e isso nasce justamente nessa atividade paralela.


A plataforma NewisCool oferece para os participantes a chance de aprender a ser empreendedor no seu ramo de negócio – seja durante um curso superior, como atividade curricular complementar, seja como um curso individual adquirido na própria IES para adicionar mais uma competência que justifica e dá significado do estudo em andamento.


Com essa visão, qualquer motivo apresentado para a evasão passa a ser uma resposta frívola frente a realidade de que o que o aluno quer é o significado real e pertinente a sua vida pessoal. Ele quer a empregabilidade gerada pelo curso, seja como empreendedor ou como um futuro empregado com atitude de empreendedor, mas sempre buscando seu empoderamento além do que qualquer curso oferece.

 

Saiba mais:


 

A NewisCool oferece uma plataforma de empreendedorismo que é um LMS específico para uso como ACC para aplicação em todos os cursos superiores. Ao longo dos semestres do curso, o aluno aprende empreendedorismo criando para si mesmo a empresa que será seu emprego ou sua renda extra. Se ele não tem a aptidão ou vontade de abrir seu próprio negócio (convenhamos que são poucos) irá aprender a criar inovações para aumentar sua empregabilidade em empresas que irão contratá-lo justamente por ser inovador e um profissional diferenciado. Veja mais clicando #NewisCool

Assim, crises econômicas na indústria da Educação, podem se resolver da mesma forma que outras indústrias: usando estratégias competitivas adequadas para mercados altamente competitivos. Clique aqui e faça contato conosco.


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