top of page
Curso Conselho Fiscal
Buscar
Foto do escritorLuiz Antonio Titton

Usando rótulos de refrigerante para Aprendizagem Ativa

Um de nossos simuladores é o Jogo da Sede em que os alunos simulam a gestão de uma empresa que produz e vende refrigerantes. Para atender o tópico de Criatividade são incentivados a criar seus próprios rótulos dos refrigerantes que lançam no simulador. É uma parte interessante da atividade porque já é um preparo para a vida profissional. É um case de Metodologia Ativa em um jogo que está ativo há décadas, sendo atualizado constantemente - a última atualização do jogo foi publicada em abril de 2023.

 

Os rótulos de garrafas de refrigerantes estão entre o que há de mais interessante no mundo do design. O seu tamanho e a forma como são vistos (enrolados na garrafa) criam condições muito limitadoras para transmitir alguma mensagem.

Na minha primeira visita ao Peru tomei um refri chamado Inca-Cola e aquilo me chamou a atenção para que é um ramo de negócios que pode incorporar conceitos e ideias. Ali estava algo que me chamou a atenção: a nacionalidade inserida naquele rótulo. Outras ideias? Lógico que me lembrei da Itubaína, que foi uma marca que brincou com o nome Tubaína, nome da bebida original que foi copiada durante anos por todo o país. Conta a lenda que o criador da bebida deixou a mesma como domínio público para que todos pudessem beber aquela bebida feita a base de guaraná e sabor tutti-fruti.

Durante muito tempo foi considerada como bebida de caipira e, até, ridicularizada pela moçada. Mas, aí veio o Boko-Moko!



Acho bom explicar que na época deste comercial de televisão, ela ainda era em preto e branco. A ideia foi de que um cara descolado acusava e fugia pessoas que eram boko-moko. A propaganda veiculada pela Antártica teve a intenção de aumentar a participação de mercado com seu refri "Guaraná Champagne Antártica". Um fato interessante é que isso causou um grande embaraço com a França. Aquele país não admitia que ninguém usasse o nome champagne porque é uma denominação de região produtora do vinho desse mesmo tipo. Mas, anos depois, a Antártica foi vendida e o comprador optou por abrir mão da marca e acabou sendo esquecido que tivermos o único refri do mundo que pode usar a marca Champagne. Messfs



Mas aconteceu algo interessante aí. A Antártica foi incorporada pela Brahma, mas a sua participação de mercado no Brasil vem diminuindo em algumas regiões. Por exemplo, há indícios de que na região metropolitana de Ribeirão Preto (SP), o domínio das marcas da Coca Cola têm participação de mercado acima de 90%.

As razões que levaram a esse domínio dessa empresa são várias, mas o seu combate às "tubaineiras" (como a Coca Cola chama os concorrentes brasileiros) parece que está vencendo a guerra pelo mercado.

Um caso interessante é o da marca Dolly apresentada pelo canal Passo a Passo Empreendedor:

.

É uma das marcas que consegue sobreviver à margem das marcas americanas que dominam o mercado. Por ser 100% brasileira tem seu mercado muito limitado pelas investidas da concorrência que chegam a proibir a sua venda através de contratos de exclusividade. Ou seja, as grandes marcas só fornecem se não oferecerem também esta marca. É um caso interessante em que os seus rótulos foram criados com a nossa cultura nacional e não com os mesmos parâmetros globais de Marketing.


Veja um anúncio recente:


Notamos que a abordagem de definir um mercado alvo que é a população brasileira considera muitos aspectos, especialmente a família como o contexto do seu consumidor.








57 visualizações

Comments


Gostou? Compartilhe

AUDITOR ADMINISTRATIVO DE CONDOMÍNIO

Relatório de Auditoria Administrativa para prestação de contas anual, preventiva ou retroativa feito por Perito Auditor

bottom of page