top of page
Buscar

Jurídico sem Gravata: uma atitude facilitadora do advogado no condomínio 

Neste artigo, apresentamos uma das atitudes que o advogado do condomínio pode ter de maneira a promover soluções consensuais, evitar conflitos desnecessários e valorizar o tempo são princípios que beneficiam todas as partes envolvidas. A atitude facilitadora do advogado é muito útil porque se consegue atingir resultados minimizando judicialização de tudo o que ocorre dentro do condomínio.

atitude facilitadora do advogao

Fonte: Pixabay

No início, Jurídico sem Gravata era um grupo de jovens advogados com enfoque em direito empresarial. O objetivo era facilitar negociações, evitando reuniões desnecessárias e a elaboração de documentos extremamente formais. Esse movimento foi um grande passo rumo à simplificação no ramo do direito empresarial.

Na prática a atitude facilitadora do advogado

Com o tempo a denominação “Jurídico sem Gravata” ultrapassou as fronteiras do direito empresarial e começou a ser utilizada em diversas áreas do direito. Dessa forma mais abrangente, tornou-se uma referência para a eliminação de entraves e simplificação das negociações.

Hoje em dia é muito como ouvir a frase:

“É melhor um mal acordo do que uma boa briga.”

Inicialmente pode parecer que ambas as partes perderam algo. No entanto, analisando mais profundamente, percebe-se que ambas ganharam ao resolver a questão. A energia negativa de algo pendente desaparece, abringo espaço para novas oportunidades e novas experiências.

O conceito também serve como aprendizado. É comum ouvir que as partes aprenderam a não cometer o mesmo erro duas vezes. Em futuras oportunidades, os passos serão dados de forma mais prudente, antevendo riscos que antes não eram considerados.

Essa simplificação e agilidade tornaram-se meios para trazer uma solução adequada à famosa frase de Ruy Barbosa

“Justiça tardia nada mais é do que a injustiça institucionalizada”.

A palavra-chave aqui é “tardia”, indicando que o maior valor da Justiça é o tempo. O grande prejuízo é a perda de tempo.

Nessa linha de facilitar negociações e a composição extrajudicial e judicial, atuam os conciliadores e mediadores judiciais. Posteriormente, os acordos são homologados por sentença.

A estratégia do Código de Processo Civil

O advogado sempre tem em mente que no Código de Processo Civil existe explicitamente a estratégia que dá o rumo da sua atitude. Nele, no artigo 3º já está determinado que não se excluirá a apreciação a ameaça ou lesão aos direitos. O advogado é incentivado, seguindo o mesmo artigo, que é desejável que o advogado busque a mediação e arbitragem. O Juiz sempre irá incentivar a solução consensual em todos os conflitos. (Lei 99999)

Conclusão

O movimento Jurídico sem Gravatas exemplifica a importância da simplificação e agilidade nas negociações jurídicas.  A atitude facilitadora do advogado serve para promover soluções consensuais, evitar conflitos desnecessários e valorizar o tempo são princípios que beneficiam todas as partes envolvidas.

 

 

118 visualizações

2 comentarios


Invitado
09 jul

Eu, sou suspeito ao comentar algo sobre o trabalho do Dr Rogério ..


Um excelente profissional onde nós trás sempre siolucoes plausíveis.


Parabéns Dr pela excelência na prestatividade dos seus serviços.

Me gusta

Invitado
07 jul

Sou suspeito de falar do Dr, Rogério Mondin, pois ele é advogado do Condomínio Angel, onde sou síndico, Dr. Rogério, você é um excelente advogado, parabéns pelo trabalho postado e a parceria com Titton. Edílson Rodrigues

Me gusta

Gostou? Compartilhe

Quer saber quanto custa uma Auditoria Investigativa de Condomínio?

Quem pode pedir uma auditoria da gestão do condomínio?

Assine e receba novos artigos no seu e-mail

Obrigado pela sua inscrição

AUDITOR ADMINISTRATIVO DE CONDOMÍNIO

Relatório de Auditoria Administrativa para prestação de contas anual, preventiva ou retroativa.

bottom of page