top of page
Buscar

Planejamento em condomínios e associações de moradores

O Planejamento é uma das funções mais importantes da administraçao e, no caso, nota-se que há muito pouco explicado sobre o assunto nestas organizações. Apresentamos algumas considerações sobre o que é isso e como fazer de maneira mais eficiente.

Para não complicar o texto, chamaremos de síndico tanto o síndico como o presidente de associação. Assim, da mesma forma, chamaremos de condomínio os conjuntos residenciais. Entretanto, não podemos esquecer que são organizações muito diferentes, mas o planejamento deve existir, da mesma forma, em ambas.


planejamento orcamento condominio sindico

Planejamento no condomínio

Deve ser realizado quando o síndico assume um planejamento para cada ano em que irá estar nesta posição. É muito aceitável que cada síndico deseje deixar a marca de uma boa gestão. A razão do planejamento é justamente poder entregar ao final do mandato algo que seja bom para todos e nos orgulhemos.

Para fazer um Planejamento, o primeiro passo é definir uma meta ou um objetivo. Já vi várias destas propostas em eleições para a posição, mas algumas me chamaram a atenção por serem muito sem sentido.

Por exemplo, apresentar como objetivo da sua gestão a boa administração não pode ser um objetivo - espera-se que isto seja o mínimo vindo de alguém que pretenda ocupar uma posição eletiva. Espera-se, sempre, uma boa administração.

Então, como definir um objetivo que seja realmente importante para todos?

Para pensar sobre este assunto, o melhor é entender o que o morador quer fazer. Entenda a sua necessidade de fazer algo e o que o condomínio que você representa deve fazer de forma a ir ao encontro do que cada morador deseja.

Entre as pesquisas que fiz sobre o assunto, notei que o objetivo geral tem sido que o valor da cota seja baixo - todos querem pagar menos. Ao mesmo tempo, é unânime que se deseja ter um bom serviço. Isso é o conjunto de benefícios que tem ao morar naquele lugar e que justifica o que paga por isso.

Um grupo considerável de moradores aponta a necessidade de que o imóvel valorize e, complementando com outra pesquisa que fiz com corretores, o valor da cota do condomínio é muito importante para fixar o valor do imóvel - afinal cotas menores aumentam o valor do imóvel e indiretamente melhoram o valor dos alugueis.

Usando este raciocínio, qualquer que seja sua proposta de objetivo, na apresentação você deve mostrar em qual ponto a sua melhoria irá colaborar: diminui a cota ou aumenta o valor do imóvel.

Obras e projetos do síndico

O custo do seu objetivo (sempre tem custo) vai ser rateado, não é uma despesa do condomínio. Então, é um Projeto e, sendo assim, deve ser apresentado anualmente para compor o orçamento e, então, será decidido se esse valor será incluído na cota mensal ou se haverá uma cobrança adicional mensal, além da cota.

Note que os inquilinos não pagam por melhorias no condomínio, mas somente pelas despesas. Os proprietários é que são os pagadores destes investimentos.

Estas obras ou projetos podem ser coisas simples como um novo elemento no jardim ou algo mais complexo como um novo sistema de drenagem de água. Mas, todos seguem os mesmos passos: projeto, aprovação, execução e prestação de contas.

Projetos para condomínios e residenciais

O desejo de realizar algo que precisa ser aprovado por outras pessoas define que as informações precisam estar organizadas por escrito. Apresentar uma proposta verbalmente não é muito fácil, então fazer por escrito facilita muito.

Na lista abaixo estão alguns itens que precisam ser incluídos. Não é uma lista que tem tudo o que você vai precisar, sempre falta mais alguma informação. Mas, serve como roteiro para começar.

  • Nome do Projeto

  • Autor, unidade, quadra, etc

  • Valor total

  • Tempo de execução

  • Como será pago

  • O que trará de benefícios para os moradores

  • Como isso irá aumentar o valor do imóveisl (para venda e aluguel)

Você pode completar incluindo um cronograma, mostrando o que será entregue a cada mês, desenhos, fotos, enfim o que você quizer.

Auditoria

O auditor de condomínios normalmente faz a análise financeira e contábil usando as pastas mensais. Mas, uma pasta de acompanhamento de projetos quase nunca é feita. Se o seu condomínio tem projetos concluídos ou em realização durante o período de cada pasta mensal, esse material também deve ser encaminhado para auditoria. Não se esqueça disso.

O auditor, assim como todos moradores, quer ver as contas e os prazos de entrega por completo incluindo o que foi recebido e pago. Então, inclua uma cópia dos recebimentos e pagamentos nesta pasta.

O trabalho da Auditoria Administrativa de Condomínios é uma atividade profissional especializada e exclusiva de Administradores.

Livro Planejamento em Condomínios Edilícios

O livro está disponível diretamente na gráfica neste link (clique aqui). A entrega demora cerca de 10 dias. Para envio mais rápido (e com descontão), peça diretamente comigo pela página de contato (clique aqui), com envio por sedex no dia seguinte.




25 visualizações

Comments


Gostou? Compartilhe

Quer saber quanto custa uma Auditoria Investigativa de Condomínio?

Quem pode pedir uma auditoria da gestão do condomínio?

Assine e receba novos artigos no seu e-mail

Obrigado pela sua inscrição

AUDITOR ADMINISTRATIVO DE CONDOMÍNIO

Relatório de Auditoria Administrativa para prestação de contas anual, preventiva ou retroativa.

bottom of page