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Aprendizagem Ativa: exemplo usando a técnica de revisão por pares (Peer Review)

De todas as formas de Minute Paper essa é, talvez, a menos conhecida no Brasil. Conheci isso em um mini-curso na Suécia, organizado pela ISAGA, quando professores no curso compartilharam suas melhores experiências e sobre o excelente resultado obtido em seus países de origem. Demanda imprimir antes um formulário para cada aluno e tem uma dinâmica muito instigadora e que, nas vezes em que apliquei, resultaram em muitas demonstrações de satisfação e motivação dos alunos.


O formulário pode ser obtido gratuitamente para leitores do texto e compartilhados sem restrições (gostaríamos de sermos citados no formulário e como referência no seu artigo científico). Faça o download: Minute Paper - Peer Review



Descrição da atividade

Durante ou após a apresentação do conteúdo, distribua as fichas (uma para cada aluno). Peça que cada um apresente uma ideia sobre o que foi apresentado, colocando seu nome, um título curto para a ideia e a descrição dela no campo maior. Ele deve escrever no primeiro campo. Observe que a melhor forma de aplicar é que esse aluno se identifique na ficha, mas os demais não façam isso - mesmo sabendo que o aluno é o próximo, o melhor é que haja essa sensação de colaboração anônima. Dá-se de 1 a 2 minutos para isso.

Então o aluno passa para o segundo aluno à sua direita, ou seja, pula um e entrega para o próximo (nessa hora é normal que se cause uma confusão - é salutar isso). Esse é o primeiro avaliador, que deve propor uma melhoria na ideia. Dá-se 1 minuto para isso.

Terminado o tempo, pede-se que se faça novamente a passagem das fichas para o segundo aluno da direita novamente (então, será o quarto aluno da direita do autor original) que irá fazer o papel do segundo avaliador, que deverá propor uma segunda sugestão para melhorar a ideia do autor, mas sem repetir a ideia do primeiro avaliador. Dá-se um minuto para isso. O final retorna-se tudo aos autores originais. Essa atividade rápida termina com o autor dando as notas para seus avaliadores, nos campos X1 e X2.

A ideia foi que o autor vai ter não apenas a sua proposta de ideia de aplicação do conteúdo oferecido pelo professor. Terá, também, duas sugestões de melhoria daquela ideia.

Variações

a) O professor pode colocar algum critério sobre o que é mais correto na lousa, mas é desaconselhável.

b) Se os avaliadores também se identificarem, isso poderá ajudar a formar a nota dos alunos na disciplina.

Note que se o autor é quem avalia os avaliadores, é uma avaliação pelo grau de colaboração para a construção do conhecimento de forma interativa e social, isso envolve emoções que aumentam a fixação do conteúdo que foi proposto para esse exercício.

Minhas observações de preferência

Eu gosto muito dessa atividade justamente porque ao propor uma ideia ocorre o acesso a criatividade e é diferente das formas mais comuns de "arranque uma folha do caderno". O resultado tem sido sempre muito bom e engajador entre os alunos, inclusive em palestras - quando aplico isso como exemplo - tem dado bons resultados de avaliação. Você encontra mais ideias em um texto que produzi em 2015, com a orientação do Prof. Dr. Renato Vairo Belhot, acesse aqui.


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