top of page

Características da Aprendizagem Ativa

Atualizado: 10 de set. de 2020

A única característica da aprendizagem ativa é que o protagonismo da aprendizagem está nas mãos do aprendiz. É ele quem toma a iniciativa e a sua continuidade para o processo de aprender. É exatamente o oposto do que se chamou, por oposição simples, de aprendizagem passiva, em que o aluno apenas é o receptáculo do conhecimento transmitido.




Tem sido comum notar que muitos autores confundem a aprendizagem ou experiência colaborativa. Na verdade, nem toda aprendizagem ativa é colaborativa - nada impede que a estratégia didática permita que aluno seja protagonista do seu processo de aprendizagem de maneira isolada. O que determina ser a aprendizagem ativa é exclusivamente a atitude do aluno permitida pela forma que a didática está sendo executada.


Um exemplo antigo, mas que permanecerá em uso durante muito tempo, é o chamado Minute Paper, em que o professor em uma aula tradicional pede aos alunos arranquem uma folha de papel e pede que escrevam uma pergunta sobre a matéria e se compromete a responder na aula seguinte. É uma experiência vivencial individual e não colaborativa. Não há como negar que essa estratégia oferece ao professor a possibilidade de ter um feedback sobre a aula que acabou de dar, inclusive como já foi feito em aulas de física. Na sua forma mais pura e comum já é considerada como uma técnica de bom impacto e que promove o desenvolvimento de raciocínio de nível superior do aluno. E, há várias maneiras de aplicar a estratégia de Minute Paper.


Por outro lado, não há diferencial, também, se a forma como está sendo usada qualquer estratégia didática é presencial, híbrida ou a distância - isso é só um diferencial que não afeta a questão sobre se é ou não uma aprendizagem ativa ou passiva. Mas, no início do ensino a distância baseado em internet, as aulas eram essencialmente expositivas e levou um bom tempo até que se incorporasse outros usos tecnológicos que permitissem a interação entre professor e aluno, mas ainda não era a condição mínima para se chamar de aprendizagem ativa. Essa realmente aconteceu quando o professor passou a ser passivo frente as demandas que os alunos passaram a fazer para participar ativamente do processo. E, aí, mais uma vez, a questão de ser colaborativa não foi uma característica da aprendizagem ativa, ao contrário, foi difícil e ainda é muito custoso em termos de investimento no planejamento de curso, fazer atividades que fossem além da aprendizagem ativa individual. Não se está diminuindo o valor da aprendizagem colaborativa, mas ela é um complemento interessante e importante, além de dar a oportunidade para que o protagonismo passe ao aluno.



O Ambiente Virtual de Aprendizagem Vivencial (AVAV) da Newis.Cool é baseada na aprendizagem ativa e utiliza a aprendizagem colaborativa quando isso é necessário e não como regra geral.



Saiba mais:



Gostou? Compartilhe usando sua rede social abaixo, ajude-nos a espalhar essa ideia. Esse texto é parte do passo a passo para preparar empreendedores para o sucesso fazendo, desde o início, a criação de um negócio novo e saudável.

Comments


Gostou? Compartilhe

AUDITOR ADMINISTRATIVO DE CONDOMÍNIO

Relatório de Auditoria Administrativa para prestação de contas anual, preventiva ou retroativa feito por Perito Auditor

Conheça também os livros da
Coleção Síndico administrador

Condomínio
Organização no condomínio
Transparência no condomínio
Controle no condomínio
Manutenção no condomínio

©2005-2024 Orgulhosamente criado pela Newis Cool.

Newis Cool Tecnologia Educacional Ltda CNPJ 30.264.332/0001-44

Av. Dra. Nadir Aguiar, 1805 Ribeirão Preto – SP – Brasil 14056-680

SUL: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba
SUDESTE: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Guarapari, Ribeirão Preto, Campinas, Santo André, São Carlos, Peruíbe, Bonfim, São José do Rio Preto
NORDESTE: Fortaleza, Recife
CENTRO-OESTE: Brasília,Guarulhos, Londrina, Piracicaba
NORTE: Rio Branco

指导管理员成为审计员

bottom of page