top of page
Buscar

Raciocínio crítico pode ser ensinado por meio de educação empreendedora


Nossa causa é o desenvolvimento individual para o empreendedorismo. Acreditamos que esse é o caminho para dar significado ao diploma de nível superior que, de outra forma, estaria dando a formação para a profissão. O engajamento e motivação para os cursos superiores não é algo natural nos nossos dias porque o futuro egresso não vê a empregabilidade que a formação irá lhe proporcionar. Isso é consequência de um contexto em que temos quase 18 milhões de desempregados e mais 1 milhão de pessoas que concluem cursos superiores todos os anos.


Crédito pela imagem: Matthew Henry

Somos uma equipe que por décadas pesquisa o uso de simulações e jogos para usar a Aprendizagem Ativa na sua forma mais extrema, ou seja, com o mínimo de protagonismo que não seja o vindo do próprio aluno. Em outras palavras, oferecemos exatamente o que motiva o aluno para fazer o curso superior que é a possibilidade de que ele crie seu próprio emprego. Nós acreditamos que oferecer o desenvolvimento pessoal para ser um empreendedor, mesmo que o aluno opte por ser um empregado, ele disponha de todo o rol de competências que o faz ser mais interessante para os futuros empregadores.


Ao entregar uma plataforma de aprendizagem para o empreendedorismo, usamos as mesmas técnicas que são usadas no Vale do Silício, que nos foi apresentada inicialmente como relato de teoria, mas depois como vivência que ajudou a criar nossa empresa. Nós vivenciamos e aprendemos como desenvolver o empreendedorismo também na prática. Essa é a melhor forma de aprender, é o aprender fazendo.


A Newis.Cool nasceu como a evolução de uma ideia que foi cultivada por décadas e consolidada por meio de um programa de aceleração similar ao que oferecemos para os nossos alunos – nós conhecemos profundamente como é sair da ideia até chegar a uma empresa com grande projeção de sucesso, segundo especialistas do Vale do Silício interessados em nosso negócio. Já temos a participação de um desses stakeholders em nosso quadro de sócios.


Na plataforma, o aluno aprende fazendo cada etapa para a criação de um novo negócio. Ele pode ser um empreendimento tradicional ou uma startup. Não importa quanto seja arrojado o aluno, ele obterá sucesso em concluir o aprendizado porque o que se busca é o desenvolvimento individual. Se for uma ideia que evolui para um negócio de alto crescimento e que use tecnologia, a formação irá caminhar para uma startup – compatível para ser submetida a um programa de aceleração e que poderá vir a receber investimentos de grupos financeiros interessados nesse tipo de negócio. Se for um empreendimento tradicional, o programa irá dirigir o empreendedor para um negócio diferenciado e com grande chance de sucesso, sem que, necessariamente, receba investimentos. Quem define o caminho do autodesenvolvimento é o aluno, o nosso sistema apenas conduz o desenvolvimento individual.


Pode-se questionar se o aluno poderia em algum momento concluir que sua ideia não é tão boa assim para um negócio. E aí é que reside a pérola do nosso sistema: o aluno pode mudar a sua ideia para um novo negócio. Esse processo, conhecido como pivotagem, é altamente produtivo para o desenvolvimento individual. Os grandes empreendedores, assim como nosso método e, também, tudo o que acontece no Vale do Silício, esperam que ao longo do processo de desenvolvimento individual, o aluno tenha condições de alterar seu rumo – ele aprendeu a ser crítico.


O caminho de nossa entrega é um sistema em que o aluno inicia trabalhando suas ideias de negócio e ao longo do programa poderá retornar e refazer etapas e, até mesmo, mudar sua ideia maravilhosa, que não é tão boa assim – mas, quem decide é ele, não nós. O raciocínio crítico é desejado, praticado e incentivado.


No último dia 22 de novembro, o lançamento da nossa empresa como uma startup selecionada entre mais de 500 no programa Founder Institute foi realizada como a graduação da empresa entre as melhores pela maior lançadora de startups do mundo. Fizemos o pré-lançamento de nossa plataforma e, nas primeiras duas semanas, o resultado tem sido além do esperado – inúmeras universidades vêm observando e fazendo contato conosco para a adoção da Plataforma.


O resultado é a satisafação de nossos primeiros clientes, ao observar que é um produto maduro e já testado desde 2005 com mais de 2.400 alunos, com publicação de resultados parciais de pesquisa em quatro continentes.


Entregamos o exato valor que as universidades buscam hoje: empreendedorismo por meio de desenvolvimento individual de competências empreendedoras. Nada melhor que isso para dar a cada uma delas o diferencial que irá mudar o marketing institucional, reduzir a evasão e atrair mais alunos.


Faça contato conosco e peça uma reunião por vídeo conferência, nada melhor que falar com o dono, afinal ele também foi professor por 25 anos, nas melhores universidades do país, e nunca deixou de ser empreendedor. Clique aqui e deixe sua mensagem.


48 visualizações

Gostou? Compartilhe

Quer saber quanto custa uma Auditoria Investigativa de Condomínio?

Quem pode pedir uma auditoria da gestão do condomínio?

Assine e receba novos artigos no seu e-mail

Obrigado pela sua inscrição

AUDITOR ADMINISTRATIVO DE CONDOMÍNIO

Relatório de Auditoria Administrativa para prestação de contas anual, preventiva ou retroativa.

bottom of page