Quando pedimos que os alunos se preparem para a aula com o conteúdo teórico e usamos a aula para consolidar conhecimento, temos a aula invertida. Nesse exemplo, eu participei de uma pesquisa científica sobre o impacto dessa técnica de aprendizagem ativa em alunos de graduação em contabilidade. O resultado foi muito bom. Veja como foi:
Duas turmas de graduação em contabilidade com o mesmo conteúdo curricular, cursando a disciplina de metodologia de pesquisa, tiveram quatro aulas invertidas. A amostra foi composta por 78 estudantes de uma universidade pública no Brasil. Cada aula invertida começou com uma atividade extraclasse e, em adição, os alunos deveriam postar e votar em suas dificuldades referentes à tarefa antes da aula. Em cada aula, havia dois testes baseados nas dúvidas mais votadas e atividades colaborativas entre eles sem a ajuda do professor. Os resultados dos testes demonstraram que, em todas as aulas invertidas, houve uma ampla melhoria depois da atividade colaborativa como parte do processo de construção do conhecimento. Adicionalmente, foi feito um levantamento com os estudantes e os resultados demonstraram que estes aprovam o uso de sala de aula invertida aprimorada como uma estratégia de ensino apropriada. As universidades deveriam encorajar o uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos como meios para melhoria dos processos educacionais.
(Veja o texto original aqui: O uso de tecnologia direcionando aulas invertidas para promover aprendizagem ativa em curso de contabilidade)
Sobre esse tipo, eu considero importante comentar que minha impressão a respeito dessa técnica não era boa. Eu pensava que nossos alunos têm uma cultura diferente daquela encontrada nos países do hemisfério norte e que nunca iriam estudar ou preparar uma aula da forma como aconteceu. Eles realmente se dedicaram e isso mostrou que foi bom mostrar para eles o resultado esperado com essa técnica. Eu creio que por serem adultos eles agiram exatamente como se esperava e já foi dito por Knowles (1973): eles têm urgência em aprender.
Recomendo muito testar uma vez e peço que compartilhe seus resultados nos comentários.
Comments